Esalq tem novo centro de pesquisa de biológicos

A partir de investimento de R$ 40 milhões, dividido em partes iguais, a holandesa Koppert e a Fundaçāo de Amparo à Pesquisa do Estado de Sāo Paulo (Fapesp) inauguraram ontem um centro de pesquisas na Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq-USP) especializado no controle biológico de pragas. A parceria para a criaçāo do Sāo Paulo Advanced Research Center for Biological Control (SPARC-Bio) terá duraçāo de cinco anos, prorrogáveis por mais cinco.

José Roberto Postali Parra, professor da Esalq e diretor do centro, disse que a iniciativa contemplará cinco linhas de pesquisa: prospecçāo de novos agentes de controle biológico; desenvolvimento de técnicas de multiplicaçāo desses agentes; uso de feromônios e produtos biológicos no controle integrado de pragas; formulações de microorganismos e implicações associadas à introduçāo de agentes biológicos no meio.

…..

Conforme o Ministério da Agricultura, das 1.137 pragas e doenças registradas no Brasil, apenas 86 contam com soluções de controle biológico, ou 7,6 % do total. Em termos de área, sua utilizaçāo abrange 10 milhões de hectares de um universo de 77,4 milhões de hectares plantados no país, segundo pesquisa da Associaçāo de Controle Biológico (ABCBio), que integra a Croplife Brasil.

Muito pertinente o artigo relativamente ao Controle Biológico de Pragas e suas demandas no país, devendo ser lido integralmente na fonte para clara elucidaçāo.

Fonte: Jornal Valor Econômico de 12 de fevereiro de 2020 – Agronegócios

agronomistsite

 

Publicado por agronomistsite

Engenheiro Agrônomo pela ESALQ-USP, tendo inicialmente experiência em Abastecimento, e ingressado por Concurso Público no MAPA, onde nos 22 anos de carreira como Auditor Fiscal Federal Agropecuário, atuou em Abastecimento na Qualidade Vegetal, de Auditoria Fiscal do segmento, ao Credenciamento e Supervisão dos Laboratórios de Classificação Vegetal, e também em Insumos Agropecuários; Sementes e Mudas, pelo Órgāo Anuente nas Autorizações de Embarque de Importações e Exportações , e posteriormente em Fertilizantes, Corretivos e Inoculantes. Com Especializaçāo em Nutrição Mineral de Plantas EAD pela ABEAS/ESALQ-USP; Aperfeiçoamento EAD em Plantas Ornamentais e Paisagismo pela UFLA-MG e Extensāo Universitária EAD em Educaçāo Ambiental pela UnB. Em 2010 aprovado em Concurso Público da Prefeitura da Capital de SP para o cargo de Especialista em Desenvolvimento Urbano - Eng. Agrônomo na Secretaria do Verde, declinou da vaga, permanecendo no MAPA.

Deixe um comentário